Kerygma

A MENSAGEM CRISTOCÊNTRICA

Posted on: Janeiro 6, 2009

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4.12)

No meu tempo de criança, gostava muito de assistir o desenho do SCOOBY DOO. Ele, o Salsicha e seus amigos se metem a investigadores e tentam desvendar os mistérios de um certo lugar tido como assombrado. Mas morrem de medo dos fantasmas e monstros que vão aparecendo, correndo atrás deles.

O enredo é sempre o mesmo. Os fantasmas, monstros, não são aquilo que transpareciam ser. São falsos. No final, os fantasmas são descobertos. Geralmente as pessoas são da própria comunidade, que por algum interesse se disfarçaram de fantasmas. Um por um, os fantasmas vão sendo descobertos e desmascarados.

Vivemos dias não diferentes das histórias contadas nos desenhos. Onde milhares de pessoas estão sendo bombardeadas a todo o momento com um grande número de MENSAGENS. Nos templos, nas ruas, nos programas radiofônicos, e em casa através da televisão. É fácil ouvir e ver alguém pregando.

Entretanto, tem havido muitas MENSAGENS que devem ser profundamente questionadas. São aquelas: “centralizadas no próprio pregador, centralizadas nas necessidades emocionais e materiais dos ouvintes, centralizadas na denominação a que pertence o pregador, enfim, MENSAGENS desprovidas de respaldo bíblico, tendenciosas, perniciosas”.

Será que a mensagem PREGADA pela igreja cristã hoje tem sido uma mensagem verdadeiramente centralizada na Pessoa de Cristo?

O contexto do texto lido faz referência à prisão de Pedro e João pelas autoridades religiosas judaicas por causa da MENSAGEM que pregavam e das obras por eles realizadas em nome de Jesus. A mensagem que esses homens anunciavam, centraliza-se em Cristo, portanto era uma mensagem Cristocêntrica. E o que é uma mensagem Cristocêntrica? A MENSAGEM CRISTOCÊNTRICA É AQUELA QUE APRESENTA JESUS.

Ela está centralizada em Cristo. Jesus deve ser o ponto central, pois tudo converge nele. Atos 5.42 diz o seguinte acerca dos apóstolos: “E todos os dias, no templo de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo”. Paulo fala do conteúdo de sua pregação: “Nós pregamos a Cristo crucificado” (1 Co 1.23); A pregação apostólica é, portanto, inconfundivelmente Cristocêntrica. Paulo considera maldito, aquele que prega outro evangelho que vá além do puro e autêntico evangelho de Cristo (Gl 1.1-9);

Conta-se uma história que: “uma menina na idade da pré-escola tinha de fazer o papel de Maria, mãe de Jesus numa peça teatral natalina. No início tudo ia muito bem, Maria sorria com satisfação enquanto admirava o boneco na manjedoura. Mas logo os animais, e pastores e outras pessoas encheram o palco, até que ninguém podia ver o berço. A menina então levantou o boneco acima da cabeça de todos, onde ela ficou até o fim da peça. Perguntaram… Por que você fez isso?. Todos estavam tirando o seu lugar… eu tinha que levantar Jesus”

Vivemos dias que necessitamos tornar Cristo verdadeiramente conhecido. Precisamos voltar ao genuíno Evangelho. Pedro e João sofreram hostilidade dos religiosos de sua época por causa da mensagem que pregavam. E também porque eles estavam dispostos a quebrarem os paradigmas religiosos de sua época. Que em nossos dias possamos ter essa disposição, assim como aqueles homens em seus dias. Um abraço! Que Deus nos abençoe.

Publicado por: Pr. Alexandre R. de Souza

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Sobre o Blog

"O propósito desta página é ajudar àqueles que amam a Deus e Sua Palavra, auxiliando todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente em atividades ministeriais"

Pr. Alexandre Rodrigues

Calendário

Janeiro 2009
S T Q Q S S D
    Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Para refletir

"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens". João Calvino

Nuvens de Tag´s

Top 10

  • Nenhum

Arquivos

RSS Kerygma – Anunciando o Evangelho de Cristo

Anúncios
%d bloggers like this: