Kerygma

HONESTIDADE VALE A PENA!!

Posted on: Janeiro 6, 2009

Um escritor desconhecido, conta que por volta do ano 250 a.C, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar. Sabendo disso, ele resolveu fazer uma “disputa” entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.
Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. Ao chegar em casa e relatar o fato a jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir a celebração, e indagou incrédula:
– Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas mocas da corte. tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura. E a filha respondeu:
– Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas e minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz. À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas mocas, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio:
– Darei a cada uma de vocês, um vaso e uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.
A proposta do príncipe não fugiu as profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de “cultivar” algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos, etc…
O tempo passou e a jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado. Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido. Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia acontecido. Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que, independente das circunstancias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada alem de mais alguns momentos na companhia do príncipe.
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, enquanto que todas as outras pretendentes, traziam flores, cada qual mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada e sentindo-se inferiorizada por ser a única com o vaso vazio.
Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das
pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a jovem simples, como sua futura esposa. As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado. Então, o príncipe esclareceu:
– Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.

Não é diferente com o Evangelho. A semente a qual recebemos deve ser cultivada. Quando digo ser cultivada, quero dizer que: devo cooperar com o Evangelho. Em outras palavras, temos que ser honestos. Muitas vezes nós não temos sido honestos com aquilo que temos recebido, então vivemos uma vida que não traz nenhum impacto onde estamos inseridos. Não fazemos a diferença. A vida com Deus é, Deus em nós; e também Deus através de nós. Onde nos esforçamos para que a nossa velha natureza enfraqueça, para que vida de Deus tome o seu lugar e flua em nós.
Paulo nos diz o seguinte: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” (Gl 5.1). Devemos permanecer naquilo que recebemos. Agindo assim, estaremos atendendo a recomendação do escritor aos hebreus: “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma” (Hb 10.39).
O que Deus requer de nós é simplesmente honestidade e fidelidade. Não é necessário usar de outros meios para demonstrar diante de todos que temos feito a coisa certa. Não temos que arranjar subterfúgios ou meios paliativos, para acertar. Se, assim Fizermos, estaremos enganando a nós mesmo, não a Deus. Paulo fez essa recomendação a nós: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).
O andar com Cristo, requer de nós algumas exigências. Mas a Bíblia nos diz que vale a pena. Não importa o quanto você já tenha recebido, o importante é ser honesto (Mt 25.21).
Que Deus te abençoe!

Pr. Alexandre Rodrigues de Souza
e-mail: alexandrersouza@yahoo.com.br

Anúncios

1 Response to "HONESTIDADE VALE A PENA!!"

parabéns pelo blogger..

quando der visite o meu

deixe recados..

abraços

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Sobre o Blog

"O propósito desta página é ajudar àqueles que amam a Deus e Sua Palavra, auxiliando todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente em atividades ministeriais"

Pr. Alexandre Rodrigues

Calendário

Janeiro 2009
S T Q Q S S D
    Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Para refletir

"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens". João Calvino

Nuvens de Tag´s

Top 10

  • Nenhum

Arquivos

RSS Kerygma – Anunciando o Evangelho de Cristo

Anúncios
%d bloggers like this: