Kerygma

HORA DE RECOMEÇAR

Posted on: Janeiro 6, 2009

Salmo 126

Recomeçar significa: Começar de novo; retomar, após interrupção. O que aconteceu com Santa Catarina, exemplifica de forma bem clara, o que é recomeçar. Santa Catarina enfrentou e enfrenta uma das maiores catástrofes naturais de sua história nesse ano de 2008. Com consequências terríveis para esse novo ano. São mais de 30.000 pessoas desabrigadas. Gente que praticamente perderam tudo e precisam recomeçar do zero.
Este salmo faz alusão ao retorno dos exilados da Babilônia, no séc. VI a.C., quando o povo de Israel teve permissão para voltar ao seu país de origem DEPOIS DE 70 ANOS DE CATIVEIRO.
Duas são as situações deste Salmo:
A Alegria por causa de sua libertação (1-3);
E o anseio de que suas orações fossem atendidas (4-6);

Depois de muita dor e sofrimento aquele povo experimentou a alegria de poder começar de novo. E é aqui que aprendemos com esse povo sobre a arte de RECOMEÇAR.

PARA RECOMEÇAR É NECESSÁRIO CONFIAR NA AÇÃO DE DEUS
Restaura, Senhor, a nossa sorte” (vs.4), essa expressão “restaura” no original significa literalmente: “retornar, voltar, trazer de volta”. Esse não era um pedido qualquer, mais sim uma declaração convicta, um pedido ao Senhor com total certeza.
Eles (os israelitas) o fazem ao nome próprio, do único Deus verdadeiro, “Yahweh”. Nome considerado por demais sagrado, até mesmo, para ser pronunciado.
Segundo a Bíblia, nós aprendemos que o nome revela o caráter da pessoa. Às vezes, falta a nós, verdadeira confiança a quem nós oramos.
Aquilo que Deus verdadeiramente representa faz toda a diferença. Ele é “Yahweh” o único e verdadeiro Deus. Criador, soberano, mantenedor e sustentador de todo o universo.
A força dessa oração é demostrada na continuidade do versículo: “como as torrentes no Neguebe”, ou seja, “restaura-nos assim como enches o leito dos ribeiros no deserto”. A confiança na ação de Deus era certa, assim como cai a chuva do céu e transborda os rios.
PARA RECOMEÇAR É NECESSÁRIO EXERCITAR NOSSA CONFIANÇA NA AÇÃO DE DEUS
Temos que aprender a ser resposta de nossas próprias orações. Quando se ora com convicção, o que deverá vir depois disso é o exercício, é o esforço, é o trabalho.
“… Os que com lágrimas semeiam…” (vs. 5), se diz respeito ao esforço dos exilados em se restabelecer em meio a grandes dificuldades.
Salmo 30.5, nos diz o seguinte: “… Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. É necessário um alto preço. É preciso ter ação. Toda grande caminha, possui o seu primeiro passo; toda conquista, possui os seus desafios. Em nossa vida espiritual também não é diferente. É preciso orar! É preciso crer! É preciso agir!
Não adianta nada orar a Deus sobre algo e não correr atrás. É necessário agir. “Ah! Senhor! Abre as portas de um bom emprego para mim”, muita gente ora assim e cruza os braços. A grande verdade é, que, se não correr atrás (se qualificando, distribuindo currículos, etc), não vai cair do céu.

PARA RECOMEÇAR É NECESSÁRIO ACREDITAR QUE COLHEREMOS OS FRUTOS

Quem sai andando e chorando […], voltará com júbilo, trazendo seus feixes” (vs.6).
Abraão foi chamado por Deus para ser pai de uma grande nação. Confiou no chamado de Deus e andou por fé aproximadamente 2.500 Km, acreditando nas promessas de Deus e recebeu o título de pai da fé;
Moisés se prontificou a aceitar o chamado de Deus, depois relutar e de falar com Deus sobre suas limitações, mais tarde, se tornou o grande profeta de Israel. Respeitado com esse título até hoje;
Josué aceitou a incumbência de continuar o trabalho de Moisés e conquistou a terra prometida, pois confiara na palavra de Deus, que o Senhor seria com ele.
Todos esses homens e muitos outros receberam o bem de Deus, ou seja, colheram os frutos de seus trabalhos. Os israelitas teriam que trabalhar muito, sobretudo a certeza era que colheriam os frutos.
A Bíblia nos ensina que “… no Senhor o nosso trabalho não é vão” (1 Co 15. 58) e ainda, ” tudo aquilo que semearmos colheremos ” (Gl 6.7). É preciso semear! Pois no tempo certo colheremos o bem de Deus.

CONCLUSÃO

Amados! Não estamos em um novo ano, mas sim recomeçando tudo novamente. E para se ter mudanças significativas, é necessário confiar na ação de Deus, é necessário exercitar nossa confiança na ação de Deus e ainda, é necessário acreditar que colheremos os frutos de tudo aquilo que semearmos. Que Deus nos abençoe nesse novo ano!!
Mensagem publicada por: Pr. Alexandre Rodrigues de Souza
contato: alexandrersouza@yahoo.com.br
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Sobre o Blog

"O propósito desta página é ajudar àqueles que amam a Deus e Sua Palavra, auxiliando todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente em atividades ministeriais"

Pr. Alexandre Rodrigues

Calendário

Janeiro 2009
S T Q Q S S D
    Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Para refletir

"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens". João Calvino

Nuvens de Tag´s

Arquivos

RSS Kerygma – Anunciando o Evangelho de Cristo

Anúncios
%d bloggers like this: