Kerygma

CONTENTES, MESMO NA HORA DAS LUTAS!

Posted on: Janeiro 9, 2009

“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações” (Tiago 1:2).

Assisti recentemente a um filme com o título: “A procura de felicidade” com famoso e conhecido ator americano da Filadélfia “Will Smith” que foi lançado aqui no Brasil em 2006. Conta à história de um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, sua esposa, decide partir. Torna-se então pai solteiro e precisa cuidar de seu filho de apenas 5 anos.
Ele tenta usar suas habilidades como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados.
Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

Diuturnamente nos confrontamos com situações na vida que não nos trazem contentamento. O texto que acabamos de ler, são palavras de consolo para aqueles estavam enfrentando perseguições.
A intenção de Tiago aqui nada mais é do que tentar consolar aqueles irmãos que estavam espalhados pelo mundo, por causa das perseguições e provações enfrentadas… Jesus disse: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (Mt 5.11-12).
Paulo Disse: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança” (Rm 5.3).
Pedro disse: “… Sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações” ( 1 Pe 1.5-6).
Tiago irmão de Jesus nos ensina o seguinte: “tende por motivo de toda alegria o passardes por várias”. O verbo usado aqui “egeomai” que primariamente significa: “guiar, liderar”, mas que com freqüência veio a ter o sentido de “pensar, considerar”, que na versão traduzida mais comum da Bíblia (RA), foi traduzido por “motivo”, leva-nos a olhar para esse verso da seguinte forma: “considerai vossas provações uma autêntica alegria …” .
Tiago quer nos ensinar que o contentamento é uma qualidade espiritual, de bem-estar da alma, e não algo que satisfaz ao corpo, devido a boas circunstâncias físicas. Assim sendo, a alegria de alma é possível mesmo sob as circunstâncias mais adversas.
Que o Senhor nos abençoe!!

Publicado por: Pr. Alexandre Rodrigues de Souza
e-mail: alexandrersouza@yahoo.com.br
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Sobre o Blog

"O propósito desta página é ajudar àqueles que amam a Deus e Sua Palavra, auxiliando todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente em atividades ministeriais"

Pr. Alexandre Rodrigues

Calendário

Janeiro 2009
S T Q Q S S D
    Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Para refletir

"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens". João Calvino

Nuvens de Tag´s

Arquivos

RSS Kerygma – Anunciando o Evangelho de Cristo

Anúncios
%d bloggers like this: