Kerygma

A ONIPOTÊNCIA DE DEUS

Posted on: Janeiro 13, 2009

Textos: Gênesis 17.1; Salmo 115.3; Romanos 11.36; Efésios 1.11; Hebreus 1.3

Todo teólogo mais cedo ou mais tarde tem de responder a uma pergunta feita por um aluno, a qual é colocada como um “quebra-cabeça que não pode ser montado”. A antiga pergunta é: Deus pode criar uma pedra tão grande que ele mesmo não possa movê-la? À primeira vista, essa pergunta parece encurralar o teólogo com um dilema insolúvel. Se respondermos que sim, estamos dizendo que existe algo que Deus não pode fazer: Ele não pode mover a pedra. Se respondermos que não, então estamos declarando que Deus não pode criar tal pedra. De qualquer maneira que respondermos, seremos forçados a pôr limites no poder de Deus.

O dilema colocado aqui é um “falso dilema”. É falso porque é construído sobre uma premissa falsa. Supõe que “onipotência” significa que Deus pode fazer qualquer coisa. Como termo teológico, contudo, onipotência não significa que Deus pode fazer qualquer coisa. A Bíblia indica várias coisas que Deus não pode fazer: “Ele não pode mentir” (Hb 6.18); “Ele não pode morrer”; “Não pode ser eterno e criado”; “Não pode agir contra sua própria natureza”; “Não pode ser Deus e não ser Deus ao mesmo tempo e na mesma relação”.

O que onipotência realmente significa é que Deus mantém poder absoluto sobre sua criação. Nenhuma parte da criação está fora do alcance e da abrangência do seu controle soberano. Portanto, existe uma resposta correta para o dilema da pedra. O quebra-cabeça pode ser montado. A resposta é não. Deus não pode criar um pedra tão grande que não seja capaz de movê-la. Porquê? Se Deus criasse tal pedra, ele estaria criando algo sobre o qual não teria poder. Estaria assim destruindo sua própria onipotência. Deus não pode deixar de ser Deus; ele não pode deixar de ser onipotente.

Para o cristão, a onipotência de Deus é uma grande fonte de conforto. Sabemos que o mesmo poder que Deus demonstrou ao criar o universo está à disposição dele para assegurar nossa salvação. Ele mostrou esse poder na saída do povo de Israel do Egito. Mostrou seu poder sobre a morte a morte na ressurreição de Cristo. Sabemos que nenhuma parte da criação pode frustrar seus planos para o futuro. Não existe nem uma molécula independente, solta no universo, e que seja capaz de comprometer os planos de Deus. Embora os poderes e as forças deste mundo ameacem fazer isso, não tememos. Podemos descansar no conhecimento de que nada pode resistir ao poder de Deus. Ele é o Deus Todo-Poderoso.
Esboço:

  1. Onipotência não significa que Deus pode fazer qualquer coisa. Ele não pode agir contra sua natureza.
  2. Onipotência refere-se ao poder soberano de Deus, sua autoridade e seu controle sobre a ordem criada.
  3. A onipotência, embora seja uma ameaça para o ímpio, é uma fonte de conforto para o crente.
  4. O mesmo poder que Deus exibiu na criação é manifestado na nossa redenção.
  5. Nada no universo pode atrapalhar ou frustrar os planos de Deus

publicado por: Pr. Alexandre R. de Souza

Bibliografia: Verdades Essenciais da Fé Cristã de R. C. Sproul/ Editora Cultura Cristã

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Sobre o Blog

"O propósito desta página é ajudar àqueles que amam a Deus e Sua Palavra, auxiliando todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente em atividades ministeriais"

Pr. Alexandre Rodrigues

Calendário

Janeiro 2009
S T Q Q S S D
    Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Para refletir

"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens". João Calvino

Nuvens de Tag´s

Top 10

  • Nenhum

Arquivos

RSS Kerygma – Anunciando o Evangelho de Cristo

Anúncios
%d bloggers like this: