Kerygma

É PRECISO FICAR DE OLHOS ABERTOS!!

Posted on: Janeiro 14, 2009

TEOLOGIAS” DA TEOLOGIA DA IGREJA HOJE

Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os
seus próprios desejos …

(2 Timóteo 4.3).

A “TEOLOGIA DO ABRACADABRA” – Há, hoje, uma forte tendência de se entender o poder de Deus, como sendo algo semelhante às artes mágicas humanas. Em conseqüência disso, muitos passam a imaginar receberem benção de Deus como num passe de mágica.

Esta crença se caracteriza por se imaginar palavras-chaves ou objetos encantados que liberam o poder de Deus automaticamente. Deus é visto por muitos, como sendo um gênio da lâmpada, e a vida cristã é reivindicar ao gênio o cumprimento dos nossos desejos.

Tudo acontece num passe de mágica – só falta à varinha mágica, mas em compensação, tem trombeta, milho ungido, vassoura sagrada que varre demônios, rosa ungida, água milagrosa, sabonete que purifica, descarrego etc.

A “TEOLOGIA DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS” – Outro forte marca da teologia da igreja hoje, é a chamada Teologia da Prosperidade, que afirma que, quem tem fé, é rico e sadio.

Jesus morreu na cruz do calvário, para sermos economicamente estáveis. Um cântico muito cantado por nós ilustra bem isso: “Tudo que Jesus conquistou na cruz, é direito nosso e nossa herança”.

Existe até a “corrente da vida regalada”, onde se pede a Deus riquezas, como as de Salomão. Assim, o paraíso é, na terra, uma vida sem problemas, sem enfermidades, com carro “0 Km” na garagem … que maravilha!

A “TEOLOGIA DO SUPER-HOMEM” – Outra tendência, é de se tomar certos nomes, como se fossem gurus da fé; são vistos como semideuses.

A prova disso, é que nem os títulos são suficientes para designá-los.
Pastor ou reverendo não servem mais; agora são apóstolos, e daí é um passo para se pleitear o de Messias.
Estamos numa era de supervalorização do homem, do antropocentrismo, e não faltam, ao nosso redor, os animadores de auditórios, os leiloeiros de bênçãos, que acabam virando, ao invés de mártires da fé, ídolos.
A “TEOLOGIA DA ONDA” – Está é outra tendência forte em nossos dias: a dos modismos evangélicos.
De repente, surge algo novo, e passa a ser a sensação do momento. Acontece num lugar, e vira regra para atestar a presença de Deus.

De onda em onda, nosso povo segue em busca de novidades, nem sempre preocupado com o que é bíblico, mas sim com o que é novo. Como por ex., a teologia do sopro, do tombo, dos urros do “espíritos” etc.
A “TEOLOGIA DO AQUI E AGORA” – Se por algum tempo, no passado, a igreja esteve projetando suas esperanças no futuro, agora tem se tornado imediatista e pragmáticas.
A formula para atrair os pecadores, é dizer não o que Deus fará ou nós dará em uma vida porvir, e sim, dizer o que pode ser feito hoje, aqui e agora. Se, no passado, a igreja tirou o pé da terra, agora tem tirado a cabeça do céu e, em nome desse imediatismo, tem levado as pessoas a estarem mais interessadas em servir-se de Deus, do que servir a Deus.

Por isso se faz necessário questionarmos bíblicamente tudo aquilo que vem sendo dito, para não incorrermos nas armadilhas de satanás. Que Deus nos dê discernimento!

Pr. Alexandre R. de Souza

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Sobre o Blog

"O propósito desta página é ajudar àqueles que amam a Deus e Sua Palavra, auxiliando todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente em atividades ministeriais"

Pr. Alexandre Rodrigues

Calendário

Janeiro 2009
S T Q Q S S D
    Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Para refletir

"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens". João Calvino

Nuvens de Tag´s

Top 10

  • Nenhum

Arquivos

RSS Kerygma – Anunciando o Evangelho de Cristo

Anúncios
%d bloggers like this: