Kerygma

MAIS DO QUE UMA SIMPLES RECOMENDAÇÃO!

Posted on: Janeiro 20, 2009

“Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3.5-6).

Confiança especificamente aqui significa: “sentir-se seguro, estar confiante, estar despreocupado”. É usada no Antigo Testamento para expressar dependência em Deus. A idéia básica é aquele sentimento de bem-estar e de segurança resultantes de possuir algo ou alguém em quem depositar confiança.

Esse texto, também, é muito mais do que uma simples recomendação. É um mandamento! O verbo está no imperativo.

Analizando em outros contextos essa mesma palavra “confiança”, iremos descobrir pérolas valiosíssimas. A Bíblia nos fala de conseqüências extremamente positivas para aqueles que confiam no Senhor:

1º CONSEQUÊNCIA: Serão livres de seus inimigos. O Antigo Testamento é cenário de grandes batalhas. Davi foi um grande guerreiro. E uma de suas declarações nos diz o seguinte: “Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e os livraste…” (Sl 22.4-5). Davi trás à memória aquilo que Deus havia feito à Abraão quando o livrou dos cinco reis, quando este fora resgatar seu sobrinho Ló (Gn 14), no tempo em que José foi tirado da prisão egípcia (Gn 41) e, principalmente, no tempo em que Moisés e todo o Israel foram libertados da terra do Egito (Ex 1-15). E quanto a nós? A grande verdade é que estamos em guerra o tempo inteiro. O Novo Testamento nos mencionam pelo menos três inimigos: “o mundo, o diabo e nós mesmos”. Sobretudo, aqueles que confiam no Senhor, serão vitoriosos. Vencerão seus inimigos.

2º CONSEQUÊNCIA: Terão suas orações respondidas. Uma outra conseqüência positiva para aqueles que confiam em Deus, é o fato de poder experimentar o prazer de terem as suas orações respondidas. As Escrituras declaram: “Foram ajudados contra eles, e os hagarenos e todos quantos estavam com eles foram entregues nas suas mãos; porque, na peleja, clamaram a Deus, que lhes deu ouvidos, porquanto confiaram nele” (1 Cr 5.20). Os hagarenos eram um povo que habitava ao leste da Palestina, contra os quais as tribos de Rúben guerrearam na época do rei Saul. Esse texto é para nós um exemplo de que em batalha, podemos exercitar nossa confiança em Deus e ter nossas orações respondidas.

3º CONSEQUÊNCIA: Andarão em caminhos retos. Caminhos planos. Acredito que todos nós gostaríamos de não encontrar obstáculos em nossa caminhada, mas a verdade é que eles estão aí. Sobretudo existe um propósito neles. A vida cristã não é um mar de rosas, todavia é promessa de Deus consertar as coisas. Observe o texto: “… e ele endireitará as tuas veredas” (Pv 3.6). É promessa de Deus consertar a nossa estrada, quando exercitamos nossa confiança nele.

4º CONSEQUÊNCIA: Receberão alegria e regozijo. As Escrituras declaram: “Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro”. (Sl 16.9). E ainda: “Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome” (33.21). A alegria e o regozijo, também são resultados dessa segurança proporcionada por Deus.

5º CONSEQUÊNCIA: Conhecerão a paz interior e ausência de temor. A presença de Deus permitia que Davi dormisse pacificamente em plena confiança, mesmo em ora de angústia. O texto declara: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro” (Sl 4.8). O profeta Isaías declara: “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti”. (Is 26.3). O exercício da confiança trás todas essa bençãos como consequências.

Em contrapartida, todos aqueles que não confiam, as Escrituras nos deixam bem claro, que tais pessoas terminarão em ruína e vergonha. Por isso há a admoestação repetidas vezes para que se confie no Senhor (Pv 16.20; Is 30.15; Jr 17.7). É loucura confiar em nós mesmos. Ser um bem-aventurado é poder receber as bençãos vindas do exercício de nossa confiança em Deus. Um abraço. Que Deus nos abençoe!

Publicado por: Pr. Alexandre R. de Souza
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Sobre o Blog

"O propósito desta página é ajudar àqueles que amam a Deus e Sua Palavra, auxiliando todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente em atividades ministeriais"

Pr. Alexandre Rodrigues

Calendário

Janeiro 2009
S T Q Q S S D
    Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Para refletir

"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens". João Calvino

Nuvens de Tag´s

Arquivos

RSS Kerygma – Anunciando o Evangelho de Cristo

Anúncios
%d bloggers like this: