Kerygma

MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS

Posted on: Fevereiro 10, 2009

“Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”. (Esdras 7.10)

Na Bíblia Hebraica Esdras e Neemias formam um só livro. Esdras registra o cumprimento da promessa divina de restaurar Israel à sua terra depois dos 70 anos de cativeiro em Babilônia, conforme foi relatado pelo profeta Jeremias: “Toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; estas nações servirão ao rei da Babilônia setenta anos” (25.11). Isto foi conseguido através da ajuda de três monarcas persas (Ciro, Dario e Artaxerxes), bem como de líderes judeus como Zorobabel, Josué, Ageu, Zacarias e Esdras.

O período de restauração começou com a derrota da Babilônia para o monarca persa Ciro, que ordenou a liberação dos judeus em 538 a.C. Cerca de 50.000 pessoas retornaram sob a liderança de Sesbazar (Príncipe judeu nomeado por CIRO) e Zorobabel (governador) e o sumo sacerdote Jesua, lançando em pouco tempo os alicerces do templo, que, no entanto, só viria a ser concluído em 515 a.C., no reinado de Dario.Esdras 1-6 descreve estes acontecimentos.

Os capítulos 7-10 descrevem o retorno de Esdras a Jerusalém, cinqüenta e oito anos após a conclusão do templo em 458 a.C., sob o favor do rei Artaxerxes. É importante que saibamos que Esdras teve um papel muito importante na vida do povo de Israel. Foi o instrumento de Deus para ajudar a trazer um reavivamento espiritual ao seu povo. Ele conduziu o povo no avivamento espiritual que resultou numa renovação da aliança.

Sobretudo o seu testemunho é fundamental para que entendamos as mudanças que aconteceram ao seu redor. Acredito que só conseguiremos mudar as coisas que estão ao nosso redor se isso acontecer primeiramente conosco. Na vida espiritual não é diferente. Nossa vida pode servir de estimulo a outros: “tanto positivamente quanto negativamente”.

A vida de Esdras é um exemplo vivo, que nos constrange a repensarmos como anda nossa espiritualidade. Espiritualidade é vida com Deus. Por isso mudanças significativas só podem acontecer quando “Temos como meta o desejo de buscar a lei do Senhor“.

” Esdras tinha disposto …” No original significa “ser estabelecido”. O tom dessa palavra soa como meta, propósito, objetivo. Esse era o seu ideal de vida!
As mudanças mais significativas em nossas vidas acontecem quando existe desejo no coração. É no íntimo em que as batalhas são travadas. É no íntimo que estabelecemos os rumos e propósitos de nossa caminhada. Em nossa vida com Deus deve haver em nosso íntimo o desejo de se buscar Sua vontade.
É possível sermos bons religiosos e ainda assim ter o coração longe de Deus, como declarou o profeta Isaías: “… este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens …” (Is 29.13).

Mudanças significativas só podem acontecer quando “Existe o desejo no coração de realizar a lei do Senhor“. “… Esdras tinha disposto o coração para […] a cumprir …“.

Literalmente: “realizar”. A vida cristã deve ser assim: “falar o que se vive e viver o que se fala”. A Bíblia têm o poder de afetar profundamente nosso caráter. Quando procuramos é claro, colocá-la em prática. Tiago irmão de Jesus disse o seguinte em sua epístola: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (1.22).
Se existe algo que gera um profundo impacto na vida das pessoas é a nossa vida com Deus. O nosso testemunho. As pessoas precisam de espelho. As pessoas precisam de modelo. As pessoas precisam de incentivo. Se Esdras não tivesse essa disposição de coração, provavelmente não teria tido sucesso em sua missão.
Se existe um trabalho que Deus tem colocado em suas mãos para realizar, será muito mais fácil realizá-lo quando você viver o que Deus revelou na sua vontade preceptiva. Ou seja, em sua lei. Porque minha vida com Deus tem mais poder de influenciar os outros do que minhas palavras.

Mudanças significativas só podem acontecer quando “Existe disposição de coração para o envolvimento com a tarefa que Deus designou a nós“. “Porque Esdras tinha disposto o coração […] para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos“.

Esdras teve consciência de sua missão. Além de ser um ouvinte e diligente praticante, o seu objetivo era ensinar a outros a fazerem o mesmo.
O verso 6, nos diz que ele era um escriba versado. “Os escribas frequentemente eram oficiais do governo (escreviam documentos oficiais), administravam os tesouros do templo, serviam como emissários (espécie de mensageiro) da corte e desempenhavam funções literárias como tomar ditados. Esdras tinha autoridade governamental, mas a sua mais importante qualificação era a de mestre da lei de Deus”.
Não obstante a isso, também nós, temos o mesmo papel. O de se envolver com a missão que Deus deu a igreja. Jesus disse que deveríamos ensinar todas as coisas que ele ensinou: “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.18-20).

Assim como Esdras viveu em um tempo de retorno à comunhão com Deus. Precisamos aprender com ele, que quando, buscamos e vivemos o que aprendemos com a Lei de Deus, o resultado disso nada mais é do que estarmos engajados e comprometidos com a missão. Assim influenciaremos nossa geração a esse processo de retorno a Deus.
Dessa forma não só alcançaremos a igreja, como também, aqueles que ainda não ouviram falar do Salvador. Devemos entender que somos agentes de transformação. “Deus em nós e através de nós”. Se nada acontecer conosco, nada acontecerá com aqueles que estão em nossa volta. Por isso, busquemos a Deus e a Sua palavra, a fim de vivermos por meio dela e influenciar o nosso tempo.
Publicado por: Pr. Alexandre R. de Souza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Sobre o Blog

"O propósito desta página é ajudar àqueles que amam a Deus e Sua Palavra, auxiliando todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente em atividades ministeriais"

Pr. Alexandre Rodrigues

Calendário

Fevereiro 2009
M T W T F S S
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

Para refletir

"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens". João Calvino

Nuvens de Tag´s

Top 10

  • Nenhum

Arquivos

RSS Kerygma – Anunciando o Evangelho de Cristo

%d bloggers like this: