Kerygma

O NASCIMENTO DE CRISTO

Posted on: Março 12, 2009

Isaías 7.10-16; Mateus 1.23; Romanos 1.3-4; 1 Coríntios 15.45-49; Gálatas 4.4

A doutrina do nascimento virginal de Cristo sustenta que seu nascimento foi resultado de uma concepção miraculosa, por meio da qual a Virgem Maria concebeu um bebê em seu útero pelo poder do Espírito Santo, sem um pai humano. O nascimento miraculoso de Cristo nos diz muito sobre sua natureza. O fato de ter nascido de uma mulher demonstra que ele era realmente humano e que se tornou um de nós. A humanidade de Cristo, contudo, não era precisamente como a nossa. Nós nascemos com o pecado original – Cristo, não.

O nascimento virginal também relaciona-se com a divindade de Cristo. Embora certamente seja possível que a Divindade entrasse no mundo de outra maneira além de um nascimento virginal, o milagre de seu nascimento aponta para sua divindade. O anúncio do anjo Gabriel a Maria enfatiza este ponto. Quando o anjo disse a Maria que ela teria um filho, ela ficou perplexa: “Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?” (Lc 1.34).

A resposta de Gabriel é de um significado decisivo para nosso entendimento do nascimento virginal: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lc 1.35). Momentos depois o anjo acrescentou: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lc 1.37).

Excetuando-se o sistema de inseminação artificial, que representa uma variação moderna e não miraculosa de concepção, nada é mais regular ou comum na natureza do que a relação que resulta na concepção de um bebê. Uma mulher ficar grávida sem ter tido qualquer intercurso sexual com um homem não só é biologicamente extraordinário, tal coisa é claramente contrária às leis da natureza.

O filho de Maria, entretanto, não foi gerado por ela própria. O “pai” do bebê é o Espírito Santo. A linguagem bíblica ao falar do Espírito descendo sobre Maria e a “envolvendo com sua sombra” lembra a descrição do relato da obra do Espírito Santo na criação original do mundo. Revela que aquela criança seria uma criação especial e que seu pai seria o próprio Deus.

Aqueles que não creêm no nascimento virginal geralmente não creêm que Jesus é o legítimo Filho de Deus. E assim, o nascimento virginal é como um “divisor de águas”, separando os cristãos ortodoxos daqueles que não creêm na Ressurreição e na Expiação.

Esboço:

  1. A Bíblia ensina claramente e sem ambigüidade o nascimento virginal.
  2. O nascimento de Jesus, de uma mulher, aponta para sua humanidade e sua manifestação como o novo ou o segundo Adão.
  3. O fato de Jesus ter nascido sem uma paternidade humana aponta para sua natureza divina como o Filho de Deus.
  4. A negação do nascimento virginal geralmente está ligada à negação dos elementos sobrenaturais ou miraculosos das Escituras.

Publicado por: Pr. Alexandre R. de Souza
Bibliografia: Verdades Essenciais da Fé Cristã de R. C. Sproul/ Editora Cultura Cristã

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Sobre o Blog

"O propósito desta página é ajudar àqueles que amam a Deus e Sua Palavra, auxiliando todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente em atividades ministeriais"

Pr. Alexandre Rodrigues

Calendário

Março 2009
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Para refletir

"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens". João Calvino

Nuvens de Tag´s

Top 10

  • Nenhum

Arquivos

RSS Kerygma – Anunciando o Evangelho de Cristo

Anúncios
%d bloggers like this: