Kerygma

DE JERUSALÉM AO BRASIL
Parte III



Úlrico Zwínglio (1484-1531)



Paralela á reforma de Lutero, surgiu na Suíça um reformador chamado Úlrico Zwínglio.Era mais novo do que Lutero apenas 50 dias, mas tinha formação e idéias diferentes do reformador alemão.



Úlrico Zwínglio nasceu na Suíça, no dia 1 de Janeiro de 1484.Seu pai era magistrado provincial.Sua família tinha uma boa posição social e financeira, o que lhe permitiu estudar em importantes escolas da época.Estudou na Universidade de Viena, de Basiléia e de Berna.Graduou-se Bacharel e Artes, em 1504, e Mestre dois anos depois.

Em 1506 Zwínglio tornou-se padre, embora o seu interesse pela religião fosse mais intelectual do que espiritual.



Em 1520 Zwíngnlio passou por uma profunda experiência espiritual, causada pela morte de um irmão querido.Dois anos depois iniciou um trabalho de pregação de evangelho, baseando-se tão somente na Escritura Sagrada.O Papa Adriano V1 proibiu-o de pregar poucos meses depois, o governo de Zurique, na Suíça, resolveu apoiar Zwínglio e ordenou que ele continuasse pregando.



Em 1525 Zwínglio casou-se com uma viúva chamada Ana Reinhard. Nesse mesmo ano Zurique tornou-se, oficialmente, protestante. Outros cantões (estados) suíças também aderira ao protestantismo.As divergências entre estes cantões e os que permaneceram fiéis a Roma iam-se aprofundando.

Em 1531 estourou a guerra entre os cantõe católicos e os protestantes. Zwínglio, homem de gênio forte, também foi para o campo de batalha, onde morreu no dia 11 de Outubro de 1531.



Zwínglio morreu, mas o movimento iniciado por ele não morreu. Outros líderes deram continuidade ao seu trabalho. Suas idéias foram reestudadas e aperfeiçoadas.



As igrejas que surgiram como resultado do movimento iniciado por Zwínglio são chamadas de igrejas reformadas em alguns países, e igrejas presbiterianas em outros.



Dentre os líderes que levaram avante o movimento iniciado por Zwínglio destacam-se Guilherme Farel e João Calvino
.



Guilherme Farel (1489-1565)



Guilherme Farel nasceu em Gap, província francesa do Delfinado, no ano de 1489. Os seus biógrafo o descrevem como um pregador valente e ousado. Embora sua família fosse aristocrática, ele era rude e tosco. Sua eloqüência era como uma tempestade.



Farel converteu-se em Paris. O homem que o levou a Jesus Cristo era seu professor na Universidade e se chamava Jacques LeFévre. Parece que Farel inicialmente não pretendia deixar a Igreja Católica, pois em 1521 ele iniciou um trabalho de pregação sob a proteção do bispo de Meaux Guilherme Briçonnet. Mas logo depois foi proibido de pregar e expulso da França, acusado de estar divulgando idéias protestantes.



Em 1524 estava em Basiléia fazendo as suas pregações. Mas a sua impetuosidade o levou a ser expulso da cidade.



Em 1526 Farel iniciou o seu trabalho de pregação na Suíça de fala francesa. Ligou -se aos seguidores de Zwínglio. Conseguiu implantar o protestantismo em cantões (estados) suíços. E em 1532 entrou em Genebra pela primeira vez. Sua pregação causou tumulto na cidade. Teve que se retirar… Mas voltou logo depois. E no dia 21 de maio de 1536, a Assembléia Geral declarou a cidade oficialmente protestante.



Mas Genebra aceitava o protestantismo mais por razões políticas que espirituais. E agora Farel tinha grande tarefa pela frente: reorganizar a vida religiosa de cidade.



Guilherme Farel era um homem telhado para conquistar uma cidade para o protestantismo. Mas perdia se completamente no trabalho que vinha a seguir. Não sabia planejar, nem organizar, nem liderar, nem pastorear. Mas, felizmente, conhecia suas limitações e convidou João Calvino para reorganizar a vida religiosa de Genebra.



No dia 23 de abril de 1538, Farel e Calvino foram expulsos da cidade. Calvino foi para Estrasburgo, onde pastoreou uma igreja formada por refugiados franceses. Farel foi para Neuchâtel, uma cidade que havia sido conquistada por ele para o Evangelho. Calvino voltou para Genebra em 1541. Farel permaneceu em Neuchâtel, onde faleceu em 1565, com 76 anos de idade.

Publicado por: Pr. Alexandre R. de Souza

Bibliografia: Fundamentos da Fé Cristã/Adão Carlos Nascimento/Editoa SOCEP

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Sobre o Blog

"O propósito desta página é ajudar àqueles que amam a Deus e Sua Palavra, auxiliando todos os que estão envolvidos direto ou indiretamente em atividades ministeriais"

Pr. Alexandre Rodrigues

Calendário

Março 2009
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Para refletir

"A distinção entre as ações virtuosas e pecaminosas foi gravada pelo Senhor no coração de todos os homens". João Calvino

Nuvens de Tag´s

Top 10

  • Nenhum

Arquivos

RSS Kerygma – Anunciando o Evangelho de Cristo

Anúncios
%d bloggers like this: